top of page
  • wedocx

Como melhorar a jornada do cliente (Dicas)


Antes de pensar em opções de como entregar uma experiência incrível para o cliente, você precisa entender os passos que ele realiza durante a jornada com sua empresa.

Para isso, é preciso usar o mapa da jornada do cliente para identificar pontos a serem melhorados e problemas a serem solucionados. Confira alguns pontos essenciais que devemos nos atentar:

  • Antes da compra, descobrir o que leva o cliente a adquirir seu produto e o que o faz continuar usando;

  • Identificar os pontos de contato da sua empresa;

  • O que seu cliente espera / o que você deve fazer; O que ele está recebendo em cada etapa;

  • Descobrir se existe alguma empecilho que esteja dificultando a compra ou renovação;

  • Encontrar formas de melhorar a comunicação e torná-las mais acessíveis ao cliente.


Agora, quando o assunto é atendimento ao cliente em centrais de relacionamento receptivas, devemos ter em mente que existem 5 elementos principais que compõem sua percepção de qualidade:

  1. Acessibilidade (horário de atendimento, plataformas e canais);

  2. Tempo em espera para ser atendido (Filas);

  3. Relacionamento com o representante da empresa (a forma que foi atendido);

  4. Solução da solicitação (em nível 1 em linha e nível 2 do tipo back office, e outras áreas);

  5. Agilidade, tanto durante o atendimento quanto na entrega final da solução, caso esta precise de uma segunda etapa para ser concluída.

Será um prazer falarmos mais sobre este assunto. Entre em contato

bottom of page