top of page
  • wedocx

A importância do desenvolvimento técnico da liderança


Chegar em um cargo de liderança, não quer dizer que você é um líder.

Isso porque ninguém nasce com a capacidade de liderar, essas habilidades são desenvolvidas ao longo de experiências, e de muito estudo.


Ser líder é mais do que ocupar espaço no melhor escritório da empresa. Ser líder não se restringe a só delegar funções - muitos menos a cobrá-las.


Desenvolver habilidades internas trará resultados externos, já que inconscientemente, os seus atributos pessoais e sua personalidade influenciam diretamente nessa questão.


Saber se comunicar, ser atento aos feedbacks dos colaboradores, manter a equipe motivada, resolver pequenos problemas que podem se tornar grandes problemas e mais do que tudo: saber lidar com várias pessoas diferentes.


São habilidades que, por mais simples que sejam, são extremamente escassas e você vive se esbarrando em assuntos com este pela internet e livros de desenvolvimento pessoal. Contudo, hoje quero apresentar assuntos técnicos que o líder da nova geração precisa desenvolver para ser um profissional mais completo. Aqui vai algumas dicas:


1- Conheça plenamente os indicadores que medem seu desempenho e o desempenho de sua equipe. De onde eles são extraídos, como são calculados, o que é causa e o que é efeito.


2 - Tenha habilidade mínima para analisar os relatórios com seus dados e indicadores e tirar conclusões. Quem são os colaboradores que precisam de mais ajuda? Quem são os colaboradores que possuem melhores desempenho?


3 - Utilize métodos validados pelo mercado para análise de causas, sinalizar correlações, identificar o motivo de um colaborador obter resultados tão bons frente a outros. Eles foram beneficiados por falhas do sistema ou possuem realmente melhores desempenho? Se sim, por quê?


4 - Se você foi bem até aqui, provavelmente achou as causas dos problemas e como resolvê-los. Agora precisa elaborar o plano de ação. Como está seu conhecimento em gestão de projetos? E sua organização pessoal de tempo para colocá-los em prática? Está conseguindo mostrar para seus superiores a importância de deixarem você dedicar tempo para o que está fazendo?

Você possui um bom acompanhamento do seu projeto, com resultados tangíveis, entregáveis, alertas para atrasos e planos de comunicação?


5 - E por último, mas não menos importante, chegou o momento de mostrar suas habilidades em apresentar os resultados. Como está sua habilidade em mostrar evidências de ganhos? E montar apresentações? E o storytelling? Isso! Aquela capacidade de contar uma boa história para que dêem a atenção que sua apresentação merece.


Lapidar essas habilidades irão desenvolver sua liderança e influenciar seus colaboradores a serem melhores também.

bottom of page